quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O ASSUNTO É PERFUMES, IMPORTADOS OU NÃO (EDP, EDT E ÁGUA DE COLÔNIA)





Belas, pegando o assunto do momento, aproveito para explicar o que deixa muitas belas em dúvida na hora da compra.

A diferença existente entre estes três explica também o preço, em especial de "perfumes" importados...
Coloquei entre aspas, pois a princípio chamaremos de "perfumes" todos destas categorias e vou elucidando a cada tópico, ok?

Os perfumes e as fragrâncias são de suma importância nas formulações cosméticas por seu valor intrínseco de adicionar cheiro agradável ao corpo e por sua habilidade de mascarar odores desagradáveis. 

A diferença entre perfumes, águas de toalete e colônias estão nas concentrações adicionadas de óleos essenciais:

Perfumes ( Eau de Parfum) 25%, Concentra a maior parte de óleos essenciais e chamadas notas de "cabeça"; que são as notas que predominam no perfume.

Seu poder de fixação , exatamente por ser mais concentrado é maior, mais intenso e marcante,

Eau de Toilette- possui 5% de óleos essenciais e noas de cabeça, possui boa fixação, mas não se compara à fixação do Eau de Parfum, embora por experiência própria tenha encontrado excelente fixação em  Eau de Toilet , na maioria importado, porém temos uma variedade de Eau de Toilet de produção brasileira.

Águas de Colônias levam 3%,de óleos essenciais e notas de cabeça, sua fixação é leve, indicada pós banho, uma vez que em sua grande maioria tem fixação suave e perene. 


Ou seja a quantidade de óleos essenciais, de cabeça ( a "nota" predominante) é para cada um deles respectivamente ao álcool (70 a 85%).


Matérias-Primas principais na composição de Eau de parfum, Eau de toilette e Eau de cologne, esta vai te surpreender ...
- Origem vegetal
·                  Flores: rosa, jasmim, gerânio, íris, lavanda,...
·          Frutos: limão, laranjeira,...
·          Folhas: patchuli, gerânio, eucalipto, violeta,...
·          Vagem: vanila
·          Raízes: vetiver, valeriana, cactos,...
·          Madeira: cedro, sândalo
·          Cascas: canela do ceilão, bétula
·          Resinas e bálsamos: benjoim, bálsamo de tolu.


- Origem animal:

Estes são ao mesmo tempo, perfumadores e fixadores.
·              Âmbar Cinza: secreção intestinal do cachalote
·          Castóreo: secreção sebácea do castor
·          Civeta: secreção de uma glândula sebácea perineal de um pequeno mamífero              carnívoro da Ásia e da África
·          Musc: secreção sebácea genital da cabra montesa da Ásia ( sim você leu certo...), talvez daí venha a "fama de afrodisíacos perfumes e afins que levam este componente)






- Origem sintética: estes pertencem às seguintes famílias químicas:
·                   Os aldeídos
·          Os álcoois aromáticos
·          As cetonas

DIFERENTES FASES DO PERFUME: ( Importante saber disto para não responsabilizar erroneamente o pobre, melhor o rico perfume, o Eau de Parfum possui preço não muito acessível, digamos assim...)

Os componentes de um perfume se evaporam em fases sucessivas.

Primeira fase: as notas da cabeça

É a fase "fugitiva na saída do frasco" que dá a nota de saída do perfume. É constituída por matérias-primas voláteis, pouco tenazes. 

Segunda fase: as notas de coração

É a fase que dura várias horas. É constituída por matérias-primas medianamente voláteis e tenazes que fazem a ligação entre as notas da cabeça e as notas de base.

Terceira fase: as notas de base ou notas de fundo

É a fase que caracteriza o perfume e dura vários dias. Ela é constituída por matérias-primas muito tenazes e muito pouco voláteis que vão determinar o caráter principal do perfume.

Belas, da próxima vez que for escolher seu perfume lembre-se destas diferenças elementares e que se refletem não apenas na fixação, mas no preço também.

Não esqueçam, Belas que qualquer um deles pode ter diferentes reações e consequentemente cheiros...
Dada às notas que compõem os perfumes e afins, pode e muitas vezes é o que acontece diferentes "cheiros",
Isto ocorre pois a pele também é caraterística   única e possui também cheiro particular e em união com o perfume que é maravilhoso em sua amiga em você, pode não ter o mesmo efeito em você; porém o inverso também é verdadeiro o seu perfume que todos invejam, pode não ser "bem aceito" por outra pele.
Dica valiosa, se está pensando (caso ainda não use) em comprar perfume importado, pesquise muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito e desconfie de diferenças gritantes de preços.
Leve em consideração também nas próprias lojas SÉRIAS os preços de EDP e EDT, existem diferenças de preços pelas razões que descrevi acima.
Mas não se esqueça, Bela, temos ótimos EDTs famosos até, mas não vou mencionar lojas, marcas brasileiras pois não é este o intuito...



Nenhum comentário:

Postar um comentário