quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ALIMENTOS FUNCIONAIS INHAME

Belas, na minha constante busca de alimentos funcionais, descobri e aderi o consumo desta maravilha,
Como Emplastro eu já a utilizava, mas não sabia ser um alimento tão rico.
Particularmente, estou misturando aos meus sucos "naturebas" por sua grande quantidade de Vitamina B. ( a luta pelo crescimento saudável do cabelo)

Nestas minhas pesquisas descobri algumas curiosidades e "funcionalidades" sobre as quais não posso responder, as postei a título de curiosidade ( auxiliar às mulheres em gestação, por exemplo), quem precisar deste específico do mesmo, por favor , PESQUISEM MUITOOOOOOOOOOO.
Inhame

Algumas pessoas confundem o inhame com o cará (rico em amido), entretanto trata-se de dois tubérculos distintos.


O inhame é um rizoma (Em botânica , chama-se rizoma a um tipo de caule  que cresce horizontalmente , geralmente subterrâneo, mas podendo também ter porções aéreas) rico em carboidratos sendo uma excelente fonte energética. Também é rico em vitaminas do complexo B e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.
É de digestão fácil e rápida. Pertence à família Arácea, assim como o cará e a taioba. 

É uma boa fonte de magnésio, um mineral que ajuda no metabolismo dos hidratos de carbono e é um co-fator de várias enzimas importantes na produção de energia e de defesas antioxidantes. 

PROPRIEDADES...

O inhame é rico em amido, carboidrato, fonte de betacaroteno, 
( a mesma encontrada na cenoura por exemplo, que ajuda a manter nosso bronzeado) vitamina C, vitaminas B1 (importante 
no crescimento das crianças) e B5 (auxilia o sistema imunológico, CABELOS, UNHAS, LEMBRAM DO B PANTOL? ).
Contém minerais, cálcio, fósforo e ferro.
O inhame é um alimento especialmente recomendado na prevenção de doenças como dengue, malária e febre amarela. 
Desintoxicante e depurativo, o inhame apresenta propriedades medicinais que lhe atribuem o nome de remédio em alguns países do oriente, sendo recomendado para o tratamento de doenças como reumatismo, artrite, ácido úrico, inflamações em geral, viroses e micoses. 
O inhame limpa o sangue, fazendo sair todas as impurezas através da pele, dos rins, dos intestinos; fortifica os gânglios linfáticos, no tratamento de cólicas espasmos musculares, asma.
As suas propriedades Antiespasmódicas e anti-inflamatórias tornam-no útil para tratar cãibras no estômago. 
Possui ainda a propriedade de restaurar e manter o sistema imunológico saudável e resistente.

Suas folhas tem forma de coração, parecendo-se com uma planta ornamental. O inhame Não é raiz. 




Esta maravilha, como emplastro é muito usada há anos na cura de diversas doenças, entre elas o reumatismo, artrite, ácido úrico, inflamações, e as infecções (furúnculo, quistos sebáceos, espinhas, unha encravada, hemorróida, sinusite, apendicite),de pele viroses e micoses. 
Para estas enfermidades, creiam usa-se emplastro sobre as mesmas, ele tem o poder de “sugar” as infecções e também pasmem quando os índios tinham espinhos pelo corpo, o inhame tem o poder de “sugar” o corpo estranho, bem como infecções. 
( para problemas de furúnculos, vidros na pele, é excelente).Sendo portanto bastante eficaz contra espinhas e infecções do gênero.
Para estas enfermidades, usa-se SEMPRE A PELE, O TUBÉRCULO COZIDO SOBRE A ENFERMIDADE.
Auxilia nos males da T.P.M.( Tendência Para Matar kkk), por conter a vitamina B6 (que também reduz o risco de doença cardíaca), que alivia os sintomas e regula o fluxo menstrual. 

Os hidratos de carbono e a fibra do Inhame retardam a taxa com que os açúcares são liberados e absorvidos pela corrente sanguínea, com isto, controlando o açúcar no sangue. É uma boa fonte de potássio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. 




Depois de descascado, o inhame é branco e tem uma consistência firme, mas após ser cozido fica com um tom levemente azulado e torna-se macio. 
Muito usado em sopas, purês, na forma de refogados, saladas, pães, bolos e sobremesas. 
Também pode ser industrializado na forma de farinha. Não é necessário retirar cascas grossas para evitar desperdícios. 
Na fabricação manual da farinha de inhame, o aproveitamento é total.
Depois de lavar bem, o inhame é cortado com casca e tudo. Depois de seco, é triturado e peneirado. Não é necessário acrescentar produtos químicos na produção do inhame. O inhame é uma planta rústica, resistente às pragas.
Para crescer, precisa de sol, calor e umidade.
Se ele não for utilizado imediatamente, é preciso deixá-lo em uma vasilha com água para que não escureça.
O cozimento pode ser feito em água ou no vapor, sempre evitando deixar o produto ao fogo por tempo excessivo, para que não ocorra grande perda de suas propriedades. 
As folhas e os talos do inhame também podem ser consumidos, e o próprio inhame pode ser um substituto à batata comum.
A farinha do inhame é utilizada para confecção de pães, barateando custos e aumentando o valor nutricional. 
Ao comprar os inhames, eles devem estar firmes, sem sinais de brotação, sem áreas amolecidas ou enrugadas, sem sinais de mofo ou danos na casca. A coloração tem de ser marrom uniforme. 
Os inhames não precisam ser mantidos em geladeira pois se conservam em condição natural por até 10 semanas, desde que mantidos em local arejado, protegido da luz e seco. 
Após descascar, deixe-o imerso em água com vinagre para não escurecer.
Ao cozinhar, apenas cubra com água fervente salgada.
Cozido, pode ser fritado, refogado ou passado em manteiga ou azeite e servido polvilhado com ervas. Você encontra centenas de receitas com Inhame na internet. 

Há poucas pesquisas acadêmicas sobre as aplicações médicas, mas a experiência já elevou o à categoria de alimento funcional. "Grande parte das propriedades funcionais do inhame se deve à presença de um fito-hormônio chamado diosgenina,( também chamada progesterona natural) que há muito tempo tem sido usado pela indústria farmacêutica em geral".

As principais beneficiadas são as mulheres. Desde que a reposição hormonal na menopausa foi colocada sob suspeita - há várias pesquisas indicando que aumenta a incidência de câncer -a diosgenina transformou-se em um tratamento alternativo para os calores, o ressecamento da mucosa e outros sintomas que acompanham essa fase.
"Um estudo avaliou a ação desse fito-hormônio na saúde da mulher pós-menopausa e concluiu que a ingestão de inhame por 30 dias equilibra os níveis hormonais".
"Seus efeitos são benéficos também para reduzir a irritabilidade durante a tensão pré-menstrual”.

A ingestão de inhame por 30 dias equilibra os níveis hormonais

A ação da diosgenina vai muito além dos hormônios. Ela atua diminuindo a absorção intestinal do colesterol e aumentando sua excreção. “Também reduz os níveis plasmáticos e hepáticos do colesterol total e aumenta a presença de enzimas antioxidantes”.
"Esses resultados também sugerem que a diosgenina melhora o perfil lipídico (Considerado também como fonte de energia, ficam armazenados no organismo para suprir a falta de carboidratos, se estes são ingeridos em menor quantidade.) dos indivíduos, além de diminuir o processo oxidativo", acrescenta.
Dizem, belas, atentem,DIZEM,..que consumir inhame diariamente é uma boa dica também para as mulheres que estão tentando engravidar.
"O tubérculo contém fitoestrógenos,( Os fitoestrógenos são um grupo de substâncias vegetais grãos e tubérculos que, apesar de terem estruturas químicas diferentes do estrogêneo , tem ação parecida no metabolismo). que bloqueiam a ação dos estrógenos no organismo. Ao fazer isso, aumenta a ação das gonadotrofinas (Gonadotrofinas ou gonadotropinas são hormônios  protéicos secretados pelas células gonadotróficas da ), o que resulta em uma quantidade maior de folículos produzidos pelos ovários, melhorando a chance de gravidez".


Veja quais são os principais nutrientes do inhame e a quantidade de calorias (por 100 gramas)

Energia
116 kca
Carboidrato
27,6 g
Proteína
1,5 g
Lipídios
0,14 g
Fibras totais
3,9 g
Vitamina B1
l0,1 g
Cálcio
14 mg
Ferro
0,52 mg
Potássio
670 mg









Pode ser consumido de duas formas:
Cru 
Salada: ralar, temperar com azeite, sal e limão. Se quiser, pode acrescentar outros vegetais. Suco: descascar, ralar e adicionar suco de frutas.
Cozido 
Cozinhar com casca e inteiro no vapor ou na pressão. Descascar, temperar com azeite, cebolinha, salsinha e gengibre. Cozido, é usado como ingrediente de sopas, carnes, patês, pães, bolos e tortas.

Penélope Sharmosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário