De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença deve ser tornar a principal nos próximos anos.
O QUE DE FATO É DEPRESSÃO?
Trata-se de um distúrbio emocional, reconhecido como uma doença atualmente. A doença é caracterizada pela tristeza profunda e baixa autoestima, que pode ser provocada por estresse, problemas financeiros, assedio moral, falta de emprego, frustrações, luto, trabalho e outras causas biológicas.
Existe uma alteração química cerebral, onde os neurotransmissores não são produzidos de maneira correta. Dentre eles, a noradrenalina, serotonina e dopamina, que atuam nos impulsos nervosos.
É preciso que o indivíduo consulte o médico psiquiatra ou psicólogo para que seja feita uma avaliação do caso. Se o diagnóstico de quadro depressivo for feito, deverá ser iniciado um processo de psicoterapia e também um tratamento medicamentoso.
Depois de muitos anos de pesquisa, o Código Internacional de Doenças, incluiu o luto dentro do quadro de depressão.
E como diferenciar tristeza e depressão?
Belas, a tristeza, dura apenas algumas semanas, depois o indivíduo volta a sua vida normal.
DEPRESSÃO SINTOMAS:
Normalmente, a pessoa pode apresentar dois ou mais sintomas:
- Falta de motivação
- Apatia
- Perda ou aumento de apetite
- Medos
- Dificuldade de concentração
- Elevado grau de pessimismo
- Indecisão
- Insônia
- Sensação de vazio
- Ansiedade
- Irritabilidade
- Insegurança
- Raciocínio lento
- Angustia
- Esquecimento
- Dores sem causas aparentes (dor de barriga, azia, má digestão, dor de cabeça, dor no corpo, pressão no peito, tensão na nuca e ombros).
A depressão é uma doença séria que exige tratamento para eliminação dos sintomas. A diferença entre uma tristeza e depressão está na duração do humor deprimido, que geralmente é persistente em caso depressivo.
É preciso ficar atento para os sintomas de de depressão e procurar ajuda de um especialista para avaliar e dar início ao tratamento da doença.
Depressão e transtorno bipolar:
A depressão e o transtorno bipolar são doenças que acometem muitas pessoas em todo o mundo. Os dois problemas são muito confundidos, porém cada um possui suas particularidades.
No caso da depressão, a presença de humor deprimido é evidente.
Já no transtorno bipolar ocorre uma alternância de humor, em um instante o indivíduo apresenta euforia e em outro depressão.
Penélope Sharmosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário