segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ALIMENTOS FUNCIONAIS QUE TODA BELA DEVERIA CONHECER: 1- LINHAÇA

Belas, há três anos faço uso de alimentos funcionais, como minha família tem histórico de câncer ,perdi minha tia com câncer de ovário. Minha mãe venceu um câncer de mama há quase 5 anos, comecei a me cuidar de verdade e uma dos alimentos que acrescentei em minha alimentação foi a linhaça.

Percebi que seu uso regulariza o intestino,  também "um controle maior das emoções", ( TPM).

Neste tópico vou listar estes alimentos os quais faço uso, suas propriedades, efeitos e benefícios, comecemos pois com a bela Linhaça!

Linhaça: mitos e verdades.




Nutricionistas esclarecem as principais dúvidas sobre a linhaça.

1- Quais os benefícios do consumo da linhaça? 

A linhaça é considerada um alimento funcional por ser fonte de omega3, fibras e lignana. 
Estudos comprovam seus efeitos no controle e prevenção de risco de doenças cardiovasculares. 

Atua na diminuição dos sintomas de TPM e as fibras auxiliam no controle de peso e regularização do intestino.

2- Ela realmente ajuda na prevenção e combate de diversas patologias?

Sim. Estudos comprovam os efeitos benéficos do consumo regular de linhaça.

O omega 3 é uma gordura insaturada, aliada a saúde do coração. Estudos mostram que o consumo de linhaça reduz o colesterol total e o LDL colesterol e a pressão arterial confirmando seu efeito cardioprotetor.

Tem efeito anti-inflamatório, podendo ser usado no tratamento de artrite e dermatite.

Sua ação antioxidante, o faz potente contra a formação de placas de ateromaAteromas são placas, compostas especialmente de Lipideos e tecido fibroso que se formam na parede dos vasos. Acumulam-se progressivamente no vaso, podendo chegar a obstrução total do mesmo e, possivelmente, ocasionando isquemias- é a falta de suprimento sanguíneo para um tecido orgânico devido a obstrução causada por um trombo, seja ele formado por placas gordurosas ou por coágulos sanguíneos. Como o sangue, através das hemácias (glóbulos vermelhos), leva o oxigênio às células, a isquemia resulta em falta de glicose e de oxigenação nas células .O local mal oxigenado tende a ficar roxo e se não for tratado com urgência pode causar a morte. Segundo a OMS, em 2011 foi a maior causa de mortes no mundo, com mais de 7 milhões de mortes de isquemias cardíacas e pelo menos mais 3 milhões por isquemias cerebrais ou pulmonares. teciduais.) além de reforçar o sistema imunológico.


Coadjuvante no tratamento da depressão. Melhora as funções mentais de idosos e de pessoas com problemas de conduta (esquizofrenia). Estudos demonstram 
que o ômega 3 presente na linhaça atua na prevenção de demência e mal de Alzheimer.


A lignana atua no combate a sintomas de TPM e também protege contra câncer de próstata. 

Auxiliam no combate a sintomas da TPM e menopausa e a prevenir o surgimento de câncer de mama, principalmente se combinadas as isoflavonas da soja.

Estudos com mulheres mostram o papel da linhaça na manutenção da saúde óssea e também seu efeito na redução de risco de câncer hormônio dependente. 

As fibras da linhaça auxiliam na perda de peso, pois absorvem água, formam um gel que retarda o esvaziamento do estomago aumentando a saciedade. Esse gel aumenta o volume do bolo fecal, regulariza o funcionamento do intestino e previne o câncer coloretal e ainda auxilia no controle das taxas de glicose sanguíneas, diminuindo o risco de diabetes.

3- Existe algum tipo de diferença entre a linhaça marrom e a dourada?
Existem dois tipos de semente de linhaça: dourada e marrom.

A linhaça marrom, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, e ao clima quente e úmido. Apresenta casca uma pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a 

biodisponibilidade dos seus nutrientes.


A linhaça dourada cresce em climas frios. Geralmente é importada do Canadá. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom.

Estudos já demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça. Os dois tipos tem teores similares de omega 3.

4- Qual a ingestão diária recomendada? Qual a forma ideal para consumi-la?

Normalmente 3 colheres de sobremesa/dia. A linhaça pode ser acrescentada em frutas, iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, sopas e em preparações como bolos, tortas e massas de pães. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita.


Os benefícios da linhaça são observados quando ela é consumida triturada, já que a mesma passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal porque sua casca é resistente à ação do suco gástrico. Um modo fácil de quebrar as sementes é passá-las em um liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Guardar em pote bem fechado no refrigerador, e ao abrigo da luz por até 3 dias. Também pode ser utilizada no último cozimento do feijão ou sopa.

5- Como encontrar: 


Semente: grão intacto, fonte de ômegas 3 e 6, lignanas e fibras. Para que estes nutrientes possam ser absorvidos deve ser triturada ou moída. Lembrando que os ômegas se oxidam facilmente, então depois de triturada a linhaça deve ser guardada em pote bem fechado, opaco e sob refrigeração por até 3 dias.

A semente também pode ser germinada e adicionada a sucos verdes.

Farinha: é obtida através dos grãos de linhaça torrados e moídos. Boa fonte de fibras, mas como a maioria é parcialmente desengordurada, tem menor teor de ômegas 3, 6 (gorduras) e de lignanas se comparada a semente inteira.

Óleo: é extraído da prensa das sementes de linhaça, rico em ômega-3 e ômega-6. Prefira os 100% integrais e naturais, obtidos por uma única prensagem a frio, sem aditivos ou solventes. A exposição ao calor, à luz e ao oxigênio provoca oxidação dos óleos, por isso é importante escolher os não refinados embalados em garrafas à prova de luz (opacas).

Cápsulas: uma forma de suplementar a dieta com ômega 3. O óleo de linhaça é encapsulado, tornando mais prática sua administração. Como qualquer alimento encapsulado, precisa de registro no Ministério da Saúde que garante sua qualidade.
A linhaça ainda pode ser encontrada na composição de barras de cereais, biscoitos, bolos, granolas.

Como faço:

Bato 1 copo de leite 

3 colheres de linhaça
3 colheres de Gérmen de trigo ( próximo tópico)
3 colheres de aveia
1/2 colher de açúcar

Consumo DIARIAMENTE e noto benefícios internos e externos (intestino regular, pele , cabelo, unhas).
Atualmente meu organismo se acostumou , de modo que "pede" esta super vitamina o que agradeço tamanho seus benefícios!

Penélope Sharmosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário