sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Alimentos funcionais SOJA MARAVILHA


 A soja é uma pequena maravilha do reino vegetal, proporcionando inúmeros derivados alimentícios ricos em nutrientes saudáveis e cujo feijão também é conhecido como "grão milagroso"



Cultivada pelos chineses há mais de cinco mil anos, a soja é um dos alimentos mais completos e versáteis que o homem conhece. Considerada um alimento funcional, fornece nutrientes ao organismo e traz benefícios para a saúde.


Pesquisadores brasileiros estão conseguindo potencializar os efeitos da soja no organismo. Esse grão diminui os efeitos da menopausa, combate o câncer e retarda o envelhecimento.



O estudo isolou a isoflavona, substância química que substitui os hormônios femininos reduzidos durante a menopausa. Ela tem uma absorção difícil no organismo por causa da glicose e boa parte dos nutrientes acaba eliminada. No laboratório da Unicamp o trabalho do pesquisador foi separar a glicose da isoflavona, para evitar a perda dos nutrientes. 

“Seria como potencializar a absorção desse composto, no caso a isoflavona. Sem a glicose, a soja  é mais facilmente absorvida. Portanto depois de absorvida ela vai trazer todos os benefícios com maior intensidade”, explica. 



Os benefícios são muitos. “Estudos mostram que a isoflavona pode diminuir os feitos da menopausa nas mulheres como sudorese, dores e cansaço.

Como é um alimento funcional pode atuar em várias funções. Ela também tem atividade anti-cancerígena, principalmente câncer de mama e próstata, ela tem atividade antioxidante, envelhecimento precoce. Além disso é usado na osteoporose, redução do colesterol”. 

A soja ainda tem vitamina E que combate o envelhecimento, saponina que previne esclerose das artérias, lecitina que ativa células do cérebro, fibras que ajudam no funcionamento do intestino e o cálcio que fortalece os ossos. 


Os benefícios são comprovados pela ciência e pelos orientais que esbanjam vitalidade com ingestão diária no cardápio.
Alguns produtos a base de soja são mais indicados, pois tem uma melhor absorção dos nutrientes no organismo. É o caso do queijo tofu,( queijo feito com leite de soja, o sabor não é o de um manjar mas seu consumo regular, belas é significativo) e do missushyro, feito a base dessa pasta que é o myssu. (Vou deixar a receita abaixo para não ter desculpa, heim?)



Quem não conhece pelo nome; missoshiro é uma sopinha de missô (pasta de soja) que acompanha todo prato japonês e vem servida em cumbucas no restaurante japonês.
Fica a  dica que é belíssima, para quando o tempo esfria e o resfriado aparece, a renite ataca, mesmo a ressaca é braba... dá-lhe missoshiro! 
É um caldinho santo, vai por mim.) feito a base dessa pasta que é o myssu. 


Nutricionistas mostram algumas opções para o consumo de soja. “Nós temos o extrato de soja puro, com isso você pode preparar receitas de bolo, pudim e biscoitos. Aqui nós trouxemos uma sugestão de salada de frutas, com uma farofa de soja, moída. Nós temos o leite em duas versões. Nós fazemos de um jeito em que fique com mais nutrientes. Você pode bater com uma fruta de sua preferência”. 

Para ter o efeito benéfico a indicação é de 30 miligramas por dia. Isso equivale a duas colheres de sopa do produto in natura. 

No caso do tofu essa quantidade pode ser obtida com duas fatias do queijo. Já no leite a recomendação diária só é atendida com a ingestão de um litro de leite. 





Uma dica importante: para consumir a soja você deve cozinha-lá primeiro. O legal é bater em um liquidificador o grão já cozido com a água da fervura. Fica como um purê. Assim você não perde a isoflavona que foi liberada na água.

No Brasil, apesar de o país ser um dos maiores produtores mundiais de grãos de soja, o consumo da soja praticamente se restringe ao óleo. Vários estudos têm demonstrado que o consumo de produtos derivados da soja está freqüentemente associado com a redução do risco de inúmeras doenças, tais como câncer de esôfago, pulmão, próstata, mama e cólon retal, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, mal de Alzheimer e sintomas da menopausa (BARNES, S; KIM, H. & XU, J., 1999; STEINBERG, P., 1996).
Estudos demonstram que, além de possuir alto valor nutricional, a soja auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e diabetes. Belas como ela pode agir em nosso corpo?

  • Coração: a ingestão de proteína de soja reduz a taxa do mau colesterol (LDL). As gorduras predominantes no grão de soja são as poliinsaturadas e as monossaturadas, que não provocam obstrução de artérias.

  • Mama e próstata: os fito estrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino, reduzem o risco de câncer de mama e de próstata.


  • Ossos: os fito estrógenos podem aliviar sintomas decorrentes da falta de hormônios na menopausa e retardar a osteoporose.

  • Intestino e pâncreas: por ser rico em fibras ajuda no funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose no sangue de diabéticos.
O efeito anti carcinogênico da soja é atribuído aos inibidores da protease, porém as isoflavonas parecem ser os mais proeminentes anti carcinogênicos da soja.
Os outros benefícios além dos correlacionados com a sua ação contra o câncer derivam principalmente da sua ação antioxidante, protegendo o organismo contra os danos celulares que levam ao envelhecimento. 
O teor de isoflavonas varia segundo a cor da soja, a parte morfológica da mesma (cotilédone, hipocotilédone e casca), a variedade (fatores genéticos) e as condições ambientais de cultivo (temperatura, umidade e solo).

Belas também senti resultados excelentes na tensão pré menstrual, na variação de humor ( melhora e muito) o que é indicado para os portadores de depressão, mas não apenas para estes; nos mal humores diários apresentam sensível melhora e estabilidade.

Infelizmente só observamos as situações , sejam quais forem quando nos vemos dentro dela, mas por muitas e muitas vezes vi reportagens acerca do consumo da soja e seu consumo é unanimidade entre a colônia japonesa, em que aliás a incidência de cânceres é bem menor aliado ao consumo de carne branca de PEIXE E CHÁ VERDE...
Como já comentei, infelizmente já estive com minha mãe no Hospital Pérola Bygton e vi entre centenas de mulheres apenas uma japonesa...

Bora lá aprender algumas receitas:

1- Missoshiro 



Ferva uns 3 u 4 copos de água, misture 2 colheres de sopa do missô  em um pouquinho de água fria e adiciona na água que  está fervendo. 

É importante não colocar o missô direto na água fervendo sem antes dissolvê-lo na água fria porque corre o risco dele ficar um pouco empelotadinho , (como maisena em liquido quente...) ok até aqui?

Fervendo, pode desligar, botar uns cubinhos de tofú (queijinho de soja) e muita cebolinha picada em fatias bem fininhas.( esta é a tradicional, mas se não amiga da pobre cebolinha tempere conforme sua vontade).

Se quiser pode fazer a minha variação preferida, com vôngole (
Molusco bivalve que habita águas arenosas ou lodosas, cuja carne é muito apreciada: bem utilizada no espaguete: ao vôngole). . 
Faça do mesmo jeito o caldo e ao invés do tofu bota o vongôle, na casquinha mesmo ok? Só que aí deixa ferver mais, combinado?


2- Leite de soja 


  • 1 xícara de soja
  • 1 e 1/2 litro de água


Como fazer?

Escolher os grãos da soja e lavar bem

Deixar de molho de um dia para outro

Escorrer a água e lavar novamente

Bater no liquidificador com 1 e 1/2 litro de água

OBSERVAÇÃO : BELAS TENTEI O CONTRÁRIO, COZINHEI PRIMEIRO E DEPOIS LEVEI AO LIQUIDIFICADOR O RESULTADO NÃO É O MESMO, OK?

3º passo 

Coar em um pano de prato

Colocar em uma panela e levar ao fogo, quando levantar fervura deixar em fogo baixo por 10 minutos Esperar esfriar e colocar na geladeira

Se preferir, bela, acrescente sabor, colocando na 

fervura do leite:casca de laranja,canela em pau ou 

baunilha e quando desligar retirar a casca de 

laranja ou canela. 

( essências são melhores absorvidas e por esta 

razão acentuam sabores).

O resíduo obtido pode ser aproveitado no 

preparo de: bolos, tortas, bolinhos, croquetes, 

pudins, bifinhos e até cocada.


Dúvidas ou sugestões, basta enviar chamado via blog ou nossos canais: youtube: http://www.youtube.com/channel/UCbnPg4Y5gabT1RcoWsKymOg
 fan Page: https://www.facebook.com/pages/Boraserbela/492428134155788 e twitter @Pnelopesharmosa  que carinhosa e respeitosamente será respondida  com muito carinho.


Com muito carinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário